quinta-feira, 9 de julho de 2009

Tio Scooby: Dois Real (Breve nos seus fones)

Tio Scooby é um emcee/deejay/beatmaker de Porto Alegre, e já está há quase dez anos na cena - fez parte de grupos como Defensores da Rima Ofensiva, além de integrar atualmente o Emepê4 e o Projeto Último Palito. Recentemente, o cara lançou um EP, chamado "Dois Real (Breve nos seus fones), com o apoio do pessoal da 457fm. O trabalho conta com beats de Digestivo, TiagoBeats, Jones Beats, do venezuelano Jonathan Armada, além de produções do próprio Scooby.

Com dez faixas - incluídas aí uma introdução e uma "finalera" -, o registro mostra um emcee apaixonado pelo que faz, cheio de energia e empolgação com o trabalho. Dá para ver em cada sílaba que Scooby solta a entrega dele nas músicas. Tamanho esmero pode ser visto também nos beats do disco, uma produção caprichada, bastante consistente e bem direcionada. Some estes dois fatores e você terá um bom representante do rap do sul do país nos seus fones de ouvido.

Liricamente, Scooby se encontra na curva saindo do discurso social para tratar de temáticas mais positivas. Esta positividade pode ser facilmente percebida em faixas como a viciante "Hora do Show", com refrão cantado e beat potencialmente radiofônico, na qual o emcee fala sobre as dificuldades na caminhada e como ele não se deixa abalar pelas adversidades. "A Nada" recorre a uma batida reminiscente do início carreira de Kanye West, apostando num sample vocal acelerado; nas rimas, Scooby faz uma espécie de manifesto, uma apresentação sua, mostrando suas ideias de forma mais geral.

Como dito acima, a parte instrumental do EP é muito bem cuidada, e não tem sobressaltos durante a audição. Os beats combinam desde elementos mais brasileiros, como o violão sampleado em "Última Questão" até uma forte presença de colagens do rap nacional, o que é bastante elogiável. Destaque também para a belíssima faixa instrumental "Conexões", cheia de sutilezas e com uma bateria rasteira empolgante - um pecado que Scooby não tenha rimado em cima dela.

Como um EP, "Dois Real..." serve como ótima introdução para Tio Scooby, que mostra um bom ouvido para escolher beats e um liricismo que parece estar num momento de transição, com espaço tanto para a rua quanto para mensagens mais positivas. A curiosidade agora é saber como o emcee vai chegar em seu disco de estreia. O convite já foi bem bonito, falta saber se a festa vai manter o nível - e geralmente é isso o que acontece.

Tio Scooby - Dois Real (Breve nos seus fones)
01. Introdução
02. A Nada
03. Diferenças
04. Hora do Show
05. Conexões
06. No Jogo
07. Sem Medo
08. Última Questão
09. Verdades
10. Finalera

Download

2 comentários:

C.R.E.A.M disse...

Manero o som do Scooby.
E aí Felipe, vc não tem o som dos caras do contra fluxo?
Continue com o otimo trabalho mano.
Paz.

dgstv disse...

valeu pelo apoio ae parcero, rep gaucho no ar.....abraço!