quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Aceyalone: Aceyalone & The Lonely Ones

Ano: 2009
Gravadora: Deconstruction
Produtor: Bionik (todas as faixas)
Participações: Bionik ( faixas 2, 4, 8 e 9) e Treasure Davis (3 e 7)

Aceyalone é daqueles tesouros escondidos do Hip-Hop. O cara tá na ativa desde o começo da década de 1990 e tem um catálogo de discos invejável. Fez parte também do influente grupo alternativo da Costa Oeste Freestyle Fellowship, um dos primeiros a misturar o jazz e o rap por aquelas bandas. Apesar de tudo isso, nosso amigo Acey raramente é lembrado entre os grandes ícones do rap. Sua levada descontraída, suas letras complexas e o carisma estampado em cada sílaba pronunciada não foram suficientes nesta máquina de Lil'Waynes e The Games que se tornou a indústria do Hip-Hop.

Além de tudo, Aceyalone é inquieto. Seu mais novo projeto consiste em revisitar os gêneros-pais do rap. O primeiro disco da série foi "Lightning Strikes", no qual o emcee californiano fez uma viagem sonora à Jamaica do ragga e dancehall. O segundo volume é um pouco mais tradicional: o R&B dos anos 1960 é o escolhido para esta regressão musical. Para tanto, Acey chamou a banda The Lonely Ones para a empreitada. O resultado é o disco homônimo: "Aceyalone & The Lonely Ones", e já dá para ver que a missão foi incorporada inclusive no título da parada.

O interessante é que, para se adaptar ao conceito do álbum, Aceyalone precisa mudar um pouco seu estilo. As rimas complexas supracitadas, cheias de duplo significado e com malabarismos líricos, ficam para trás, em favor de uma escrita mais simples, mais direta. Podem argumentar que Acey teve de fazer concessões à sua arte, mas a verdade é que, se ele quer revisitar antigos gêneros e emulá-los numa roupagem Hip-Hop, isto é necessário. De alguma maneira, porém, o rapper compensa com o flow característico, que faz a arte de rimar parecer tão fácil e simples, a ponto de qualquer um querer ser um emcee nos dias de hoje. Não, amiguinhos, o que o senhor Aceyalone faz não é tão simples quanto parece; a capacidade de enfatizar a palavra certa na linha, o controle de respiração, o ar blasé de quem sabe que rima muito bem, tudo isso é algo inerente a Acey.

Mas não se pode cravar que não há boas letras no disco. Existem, e são diversas. Podem tratar de uma mulher que, ao tentar consertar o carro quebrado na estrada, encontra com Aceyalone e é cortejada pelo rapper em "The Lonely Ones", ou até mesmo reivindicar o "poder de volta ao povo" em "Power to the People". Na verdade, parece que Acey se empolga um pouco, porque, na verdade, na verdade, o poder nunca esteve com o povo, não é mesmo? Ainda assim, a mensagem da faixa é bem efetiva e representa uma mudança de marchas no disco. E pode funcionar também como o paralelo para clássicas músicas políticas que o soul norte-americano presenciou em fins da década de 60 e início da de 70.

O que se pode cravar, por outro lado, é que este é um projeto voltado quase exclusivamente para o groove. A já decantada habilidade de Aceyalone no microfone transforma a voz do rapper em mais um eficiente instrumento na banda The Lonely Ones. Um verdadeiro caldeirão tradicional de ritmos negros norte-americanos, o grupo mistura jazz, funk e soul com uma facilidade que só um ianque nativo poderia. O resultado são instrumentais deliciosos, cheios de suíngue e capazes de se intrometerem em qualquer festa black de gêneros antigos sem serem "descobertos" como atuais e, imaginem!, rap. Destaque para o saxofone mortal de "On The One", a apresentação, instrumento por instrumento, dos músicos em "Can't Hold Back", numa atmosfera de improviso e show ao vivo bastante bem-vinda. "The Way It Was" não nega o nome e é uma das mais efetivas na proposta de voltar algumas décadas no mosaico musical dos EUA. Ainda temos a talentosa Treasure Davis dando uma canja em "Step Up" como se tivesse saído diretamente de algum rádio do sul norte-americano de 40 anos atrás.

No fim desta regressão, a impressão que se tem é que Aceyalone é um artista completo, e muito, muito injustiçado. O cara tem êxito tanto nos seus discos "normais" como em projetos conceituais como "Aceyalone & The Lonely Ones". É inegável, porém, que ele está bem mais confortável sobre o R&B deste álbum do que no ragga de "Lightning Strikes". Agora, só nos resta aguardar qual vai ser o próximo gênero revisitado por esse ás esquecido da Costa Oeste. O que mais ele terá de fazer para chamar a atenção e ganhar o respeito da comunidade Hip-Hop?

Aceyalone - Aceyalone & The Lonely Ones
1. Firehouse Intro
2. Lonely Ones
3. Can't Hold Back
4. What It Wuz
5. On The 1
6. Step Up
7. To The Top [Remix]
8. Workin' Man's Blues
9. Power To The People
10. Push N' Pull
11. Outro

Vídeo de "Can't Hold Back":

8 comentários:

CASÉ disse...

A sonoridade ta do caralho!!!

Unknown disse...

aew mano... procurei pela net toda um link pra esse cd, mas não achei nenhum;;; se tu conseguiu esse cd baxando, tem como passa o link aew??

pelo vídeo ali, deve se muito foda esse cd, to na mó vontade de ouvi...

vlw, parabéns pelo blog...!

Letras e Rimas disse...

valeu xara!
muito obrigado pelas palavras,o rap precisa de mais pessoas com vc
muito obrigado mesmo de coraçao.
muito axe e vitoria na sua caminhada!
f.i.n.o

Felipe Schmidt disse...

Rubens, eu baixei o álbum no antigo blog do Hip-Hop Bootleggers, mas a polícia do blogger já tratou de deixar o site fora do ar novamente. E o disco ja tinha saído há um bom tempo, mas só foi vazar recentemente.

Fino, fico feliz que tenha gostado. Qualquer novidade, só dar um toque.

Anônimo disse...

já ouviu o do Rakim ??? :D

Unknown disse...

po mano... de boa, eu fucei mais um poko e consegui acha um link (meio suspeito, diga-se de passagem) desse cd... vo baxa ainda pra ve se realmente é desse cd;;

parabéns pelo blog mano, realmente a cada post o blog melhora, parabéns mesmo...!

dgstv disse...

e aí felipe, blza? fazia um tempo q nao dava uma banda aqui, continuam foda os trabalhos...fiquei na fome de ouvir esse disco, entao achei um link
http://rapidshare.com/files/211063998/Aceyalone-The_Lonely_Ones-Promo_2009_.zip

o produto digestivo foi deletado naquela leva de blogs, tamos c/blog novo la, voltado às raizes, uma hora dessas passa la p/conferir man, abraço!

dgstv disse...

http://purediggin.blogspot.com/