sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Boom Bap Jams Volume I

Não, não é uma coletânea de faixas. Esta é uma seção nova do blog que eu espero manter constantemente atualizada, até porque não será algo complexo de se fazer. A proposta de "Boom Bap Jams" é postar aqui as músicas que eu tenho ouvido com mais frequência nos últimos dias. É uma forma de falar de faixas que vazaram na net ou que estão em álbuns que não necessariamente foram resenhados aqui. Enfim, dá maior liberdade do que o formato da resenha tão explorado no site. E, claro, peço a participação de vocês. Postem as faixas que têm ouvido ultimamente e assim podemos criar uma grande rede de dicas, sempre conhecendo coisas novas. Só depende de nós, certo?

A periodicidade da coluna é algo imprevisível, mas é certo que não será menos do que semanalmente, até porque não faria sentido. Como eu não sou muito bom com promessas, não vou estabelecer um compromisso, mas espero postar sempre novos volumes. Depende das mudanças no meu MP3 Player também, né?

Pois bem, vamos às músicas mais tocadas no meu humilde mp3 de 1 GB em que o botão de aumentar volume está quebrado e para mudar de faixa é necessário fazer esforço dobrado, porque o skip também está avariado. Só um adendo final: não estão incluídos na lista os dois singles nacionais postados esta semana, porque eu já falei sobre eles. Mas eles estiveram entre os mais tocados!

* Jay Electronica - Exhibit C
Geralmente evito snippets e faixas ripadas do rádio, mas li tantos elogios sobre "Exhibit C" que precisei conferir. E não me arrependo. Sobre um beat imaculado de Just Blaze, Jay simplesmente arregaça no microfone: rimas sensacionais, várias punchlines, uma voz confiante e muito carisma. Sem refrão, sem frescura. São tantas linhas que me chamaram a atenção que fica difícil escolher só uma, então vai um monte: "Comendo rappers fracos vivos e cagando cordões"; "Eu faço o diabo ficar de joelhos e recitar a oração"; "Matar um mano, roubar um mano, bater num mano, explodir / É por isso que quando você fala essa conversa pesada eu não te entendo / você soa muito bem e faz sua parte bem, mas a energia que oferece é tão pouco familiar..."; "Minha mãe me ensinou a nunca jogar a pedra e esconder a mão"; e a melhor: "Eles me chamam de Jay Electronica, foda-se / Chame-me de Jay ElecHannukah, Jay ElectRamadaan Muhammad Asalaamica RasouAllah Supana Watallah através do seu monitor".

* The Notorious B.I.G. - Miss U
Quando falamos em "Life After Death", raramente nos lembramos desta faixa. Na maioria dos álbuns, eu sempre gosto de uma música que ninguém comenta. "Miss U" é assim. As habilidades de storytelling do Biggie estão afiadas aqui: ele conta a história de três pessoas das quais ele sente falta: um amigo de infância, um parceiro de crime e uma garota metade amiga, metade parceira de crime. O instrumental cai como luva: pianos e strings dando aquele clima nostálgico e um refrão ultra-baba do 112. Mas, admitam, quem não gosta de uma baba de vez em quando?

* Buff1 - When The Winter Comes
Eu já tinha ouvido falar de que Damu The Fudgemunk aka meu produtor predileto atualmente tinha produzido um beat para o Buff1. Na última semana, finalmente a pepita foi lançada. E, obviamente, não me desapontou. As caixas continuam pesadas, o andamento continua frenético, os metais do refrão são suingados, o piano dos versos é discreto e eficiente, mas aquele sample vocal que mais parece um fantasma é o melhor de tudo. Ah, as rimas de Buff1 sobre a chegada do inverno e suas consequências físicas/psicológicas até que não são ruins...

* Life As A Shorty - Fashawn
Já tinha comentado sobre a faixa na resenha do disco do Fashawn, e ela não saiu do MP3 ainda. A batidinha quebrada do Exile e as rimas autobiográficas do moleque californiano compõem uma das melhores músicas do ano. E uma tradução está para aparecer aqui no blog.

* Marechal - Espírito Independente
Mais uma vez, algo incomum: um áudio ripado do DVD do Leando Sapucahy, no qual o Marechal faz uma participação sensacional. A versão de "Espírito Independente" numa roupagem menos ortodoxa é sensacional, mas a letra é algo fora do normal, sem contar a energia que o Marechal coloca no palco. Tive a oportunidade de conversar com o cara há algumas semanas, e o maluco é muito gente boa. E lê o nosso humilde Boom Bap, vejam só. "Os verdadeiros sabem de onde vim, reconhecem quando os versos são de coração / Um só caminho, mas que música é uma missão / Não rendo pra gravadora, quer me por sobre pressão / Não sei fazer o som do momento, eu faço do momento um som!".

* Emicida - É como um sonho
Acho que finalmente estão despertando de vez para a força que a mistura entre samba e rap tem. O cavaquinho de "É como um sonho" é muito bem-vindo. A letra do Emicida foi encarada por alguns como arrogância, mas eu vejo como um momento em que ele parou a caminhada frenética em que está metido há algum tempo para analisar a nova posição dele; daí surgiu esta faixa nova. Além do mais, todo rapper é arrogante por natureza. Gabar-se das suas habilidades líricas está presente nos melhores emcees de todos os lugares desde Afrika Bambaataa.

* Onyx - The Worst
Admito: nunca tinha reparado nesta faixa, embora sempre ouvisse falarem dela. Só o sample do Ol Dirty Bastard no refrão avisando os desavisados - "As primeiras coisas primeiro, cara, você está mexendo com o pior" - bastaria para carimbar "clássico" na música, mas foi só Sticky Fingaz e Method Man trocarem versos que o carimbo ganhou bis. O Sticky é bastante underrated: "Eu esbofeteio rappers, transformo-os em cantores / toque em algo meu e você vai ficar com nove dedos".

* Masta Ace & Edo G - Little Young
O primeiro single do projeto colaborativo dos dois veteranos segue aquela linha de rappers experientes tentando ensinar a garotada e reclamando do atual estado do rap. O primeiro verso é do Edo G falando sobre os Lil's que infestaram a cena norte-americana; já Masta Ace fala, adivinhem, sobre os Youngs. Mas, acredite, esta ideia meio tosca funciona muito bem. E a resenha deste disco está para breve.

* Cashmere The Pro - Tear Trax feat. Deacon The Villain
Outra resenha que deve sair nos próximos dias. O segundo volume do Strange Journey, do CunninLynguists, saiu, e deu bem mais espaço aos companheiros de QN5 do que o primeiro. Sorte do Cashmere, que recebeu um beat espetacular, no melhor estilo Kno - leia-se samples elegantes, cortados de forma elegante. A letra não é nada de mais, meio voltada para relacionamentos, mas quem liga com um instrumental desses?

* Fino - Um gole de vinho e um pouco de jazz
Batida do meu amigo Diamantee. Como diz o título, é bastante jazzy, com um pianinho preguiçoso ditando o ritmo do flow conversacional do Fino, que é uma característica muito marcante no estilo do cara. É meio spoken word, meio rimado, e fica bem diferente, original. Eu achei o refrão meio forçado, mas nada que eu possa reclamar. Posso estar me complicando com tanta promessa, mas acho que o texto sobre este álbum sai ainda no fim de semana. Fiquem ligados!

8 comentários:

Paulo disse...

Pra mim os samples são 50,6% do rap, e as letras 50,4%, até por tentar fazer uns beats.. O que destaco bastante nos sons que tenho ouvido ultimamente são os instrumentais. DIVINOS! Ahh Felipe, poderia sair um review do Jeru até o fim do ano? Por favor =]

1º "Ain't the Devil Happy" - Jeru the Damaja
http://www.youtube.com/watch?v=qkJpjc3IU0M

2º "Whatever" - Jeru the Damaja
http://www.youtube.com/watch?v=p1_Bdwl1niU

3º "Ready" - NYG'z (review deles também? rsrs) o melhor beat do ano!?
http://www.youtube.com/watch?v=3WZRH2j-73M

4º "Honra" - Família LDR (DJ Caíque insanoooooooooooo)
http://www.youtube.com/watch?v=jVmBPa0ljsU

5º "Barn of the Naked Dead" - Mr. Hyde
http://www.youtube.com/watch?v=hnF2xERD6jc

6º "Miracle" - Move.Meant (uma das melhores do ano!)
http://www.youtube.com/watch?v=swoz03kcLvI

7º "Devilish" - Virtuoso
http://www.youtube.com/watch?v=PHoWqC0rSNk

8º "Red Nose" - Tech N9ne
http://www.youtube.com/watch?v=pqnt4XlV4iw

9º "I'm Coming For You" - Rkitect (esse é novo Technique!)
http://www.youtube.com/watch?v=H7ty4wNd4sw&feature=related

10º "Straight Jacket Part II" - Rhyme Asylum (uma das melhores do ano passado)
http://www.youtube.com/watch?v=RpCxVSAKEt8

Unknown disse...

perfeito o post... seria excelente ter um dessses por semana...

DJ Julio disse...

The worst é umas das melhores músicas do Wu pra mim, e fashawn tb não sai do meu player, mas a música q mais repito dele é stars. A última mixtape do last emperor tb tá f*da! "Mafia Don" é viciante! Vlw os posts!

CASÉ disse...

tô com o júlio....o toque de classe na voz aveludada (Aloe blac) em stars é arrebatadora!

pra quem curti:

Verse 1]
When I was young, I figured if I became a star
Maybe they wouldn't seem as far
Maybe I wouldn't dream as hard
Wanna stop, but all I hear is that applause
I'm addicted to the energy it causes
I wanna relive it every minute, that star
Know I'ma shine despite all of my hardships
I consider them lessons instead of losses
My old Nikes wouldn't fit, so I tossed 'em
They wasn't fit for the fire I had to walk through
A lot of disappointments, a lot of promises
A lot of niggas fell off, they lack confidence
They had a dream but didn't know how to conquer it
It's not your accomplishments, it's what's inside of us
A star is a star and it shines regardless
of the money and the fame, it's what's in your heart
So many stars

[Chorus-Aloe Blacc]
So many stars, so many stars
Which one to choose, which way to go
Each one's a song for me
So many stars to see
So many stars, so many stars
Which one to choose, which way to go
Each one's a song for me
So many stars to see

[Verse 2]
Even if I reach the clouds, I'll by flyer than 'em all
See, the thing about stars, they shine, some even fall
So, you're forced to watch 'em, listen to 'em in your car
Even at home on your screen, you can seem them from afar
I be nervous at times, admit I get butterflies
When the crowd yells "Ho!" it's a natural high
Still after every show, I'm tryin' to see at least a grand
Meltin' mic stands from LA to Japan
Me and Ex on a mission, so respect intuition
Blessed with a vision, obsessed with writin' lyrics
I guess, it was written in the sky like a scripture
Back in time, history, never said it was mine
Now we rackin' up arenas, emceein', kickin' rhymes
Labels wanna give me some G's, that's just fine
A star is a star and it shines regardless
of the money and the fame, it's what's in your heart
So many stars

[Chorus-Aloe Blacc]
So many stars, so many stars
Which one to choose, which way to go
Each one's a song for me
So many stars to see
So many stars, so many stars
Which one to choose, which way to go
Each one's a song for me
So many stars to see

---------------------------------

frase da semana:

- Mas, admitam, quem não gosta de uma baba de vez em quando?

HAHAHAHAHAHA...

MISS U é foda...tenho esse cd duplo e quase furei nessa faixa...coisa de charmeiro...mas o cd é bacana,calhou bem com a época e com o que eu curtia,(não era fácil ter um cd do wu-tang clan...mas foi nessa época q catei uma fica do capadonna e pirei!) botou pra fuder qdo foi lançado...i'll be missing you foi o clipe mais votado em 1997 na MTV u.s.a e Mr.Diddy agradece ainda hoje certamente.

CASÉ disse...

depois mando o que rola nos 2GB do meu celular, tão fudido qto seu Mp3...abraço!!

CASÉ disse...

BRAINWASH_ YU

NEW WU_ RAEKWON

WELCOME TO MY LIFE_ KAM MOYE

THE BEAUTIFUL DECAY_ SKYZOO

SEARCHIN'_ ODDISEE

WONLOVER_ SENE & BLU

THE LIGHT_ PHAROAHE MONCH (Essa não tiro)

RESPEIRO ORIENTAL_ SANDRÃO

THAT'S MY FAV_ PROZACK TURNER

80 BLOCKS FROM SILVERLAKE_ PUTS

como o link do youtube não fica habilitado, quem quiser é só entrar lá com o nome do som e artista...abraço!

P.S: A pior parte é aquela sensação de injustiça, por não ter posto outro som igualmente bom na lista. rsrs...

Bruno vieira disse...

po parabens pelo post!!

to ouvindo bastante o cd do beast 1333, e o do rakim novo!!!

podia comentar

fica de 4. a melhor 'visão' esportiva. disse...

Valeu pelo post e pela qualidade musical do blog... Só uma dúvida - essa música do Buff1 é com instrumentais do Dilated People - Behold My Life, só não sei se é a mesma produção... e só pra marcar 10 'jams' q não saem do meu ouvido ultimamente... valeu.

1- Statik Selektah - Did What We Had To Do feat. KRS-ONE, Large Professor & L Da Headtoucha
2- 810 - Too Young
3- Saigon - The Rules
4- KRS-ONE & Buckshot - We Made It
5- Deams - State Your Game (remix) feat. Big Daddy Kane
6- ChrisCo - Real Shit feat. Royce da 5'9''
7- Cause - I Am Us
8- Royce da 5'9'' - Hood Love feat. Bun-B & J.Ortiz
9- Buckshot & 9th Wonder - Hold It Down feat. Talib Kweli
10- Marvin Gaye - What's Going On (K-Salaam & Beatnick Remix)