sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Akrobatik: Absolute Value

Novo álbum de Akrobatik, um emcee bastante conceituado no underground, cujos dois últimos álbuns foram bastante aclamados, graças ao seu flow bastante agressivo, uma voz marcante e letras muito boas. O cara também faz parte do grupo The Perceptionists, junto com Mr. Lif e o produtor Fakts One.

Absolute Value é um álbum bastante esperado, devido ao tempo que o separa de seu antecessor, Balance. Ak chamou convidados bastante renomados, como B-Real, Talib Kweli, Little Brother e Mr. Lif, além de produtores como 9th Wonder, Illmind, Da Beatminerz e J-Dilla. Com um time desses, a expectativa era bastante grande acerca do álbum. E Akrobatik conseguiu atender a ela.

Com uma produção muito boa e bastante versátil, Akrobatik se mostra bastante confortável, e também mostra sua versatilidade ao abordar vários temas. Rain é uma faixa com uma mensagem de motivação, com Ak falando sobre problemas, e como eles passam, assim como a chuva; Front Steps tem um conceito muito bom, fala sobre educar os jovens, mostrar um caminho diferente daquele que a maioria escolhe, que é o crime. Junto a essas faixas mais conscientes, Ak também mostra faixas estritamente de batalha, como Beast Mode, com os parceiros do The Perceptionists, e A To The K, com B-Real.

Na produção, o grande destaque é Illmind. Suas faixas são as que mais se destacam, desde o batidão de A To The K até a calma Kindred. Outros beats de destaque são Be Prepared, um boom bap cheio de soul, cortesia de 9th Wonder; Step It Up, um batidão cheio de suíngue produzido por Hezekiah; Put Ya Stamp On It, produzida por J-Dilla, com caixas pesadas e uma participação espetacular de Talib Kweli; e Ak B. Nimble, um beatbox sensacional do desconhecido Baba Izreal.

Este disco desponta como um dos bons álbuns de 2008. Akrobatik consegue combinar letras conscientes com raps de batalha facilmente, além de ter um ótimo ouvido para escolher os beats. A palavra-chave do álbum é versatilidade, com temas e beats variados, mas ainda assim coerentes entre si, sem perder o fluxo entre as faixas. Absolute Value é um álbum tanto para momentos de reflexão quanto para se escutar nos momentos de fúria.

Akrobatik - Absolute Value
01. A To The K (feat. B-Real)
02. Soul Glo
03. Put Ya Stamp On It (feat. Talib Kweli)
04. Step It Up
05. Rain (feat. Brenna Gethers)
06. Be Prepared (feat. Little Brother)
07. Absolute Value
08. Black Hell Breaks Loose (feat. Willie Evans Jr. & Therapy)
09. Kindred (feat. Chuck D. & Brenna Gethers)
10. Front Steps Pt. II (Tough Love)
11. Beast Mode (feat. Mr. Lif)
12. If We Can't Build (feat. Bumpy Knuckles)
13. Ak B. Nimble
14. Back Home To You

Download