sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Nicolay & Kay: Time Line

Primeiro álbum desta dupla, formada pelo produtor holandês Nicolay, famoso por ser parte do Foreign Exchange, junto com Phonte, e o emcee Kay, do grupo The Foundation. Os dois começaram a trabalhar juntos no álbum solo de Nicolay, chamado Here, lançado em 2006. Neste álbum, os caras ainda contam com convidados como o pessoal do Strange Fruit Project e o produtor Oh No, irmão de Madlib.

Time Line é um álbum sensacional. Nicolay se superou nas produções, sendo extremamente consistente, com cada faixa com um clima único e ainda assim conectada às outras. Os beats são pesados, com bumbo e caixa bem definidos e com um som mais orgânico, talvez reforçado pelo fato de não haver samples: é tudo tocado. O resultado é uma música madura, bem resolvida, que sabe para onde está indo, mantendo o clima "relax" durante todo o álbum.

Com um fundo musical tão bom, é de se esperar que Kay, o emcee, fosse um pouco ofuscado. De fato, isso ocorre, mas em menor escala. O cara parece extremamente confortável nos beats, com um flow relaxado e boas letras, fazendo um ótimo trabalho, embora, na verdade, seja Nicolay a grande estrela do álbum.

É difícil escolher destaques, porque todo o álbum é muito bom, mas é obrigatório citar faixas como Through The Wind, com um piano frenético no fundo, caixas pesadas e um refrão muito bem cantado; Blizzard, um batidão pesado e outro ótimo refrão; As The Wheel Turns, um clima relax com Kay apresentando um flow espetacular; e The Gunshot, com um refrão meio ragga e um beat um pouco mais dançante.

Até agora, é o melhor álbum do ano, graças à produção quase perfeita de Nicolay e às boas rimas de Kay. Eu demorei para baixar esse álbum, não levei muita fé, grande vacilo. Se esta for uma prévia para o novo álbum do Foreign Exchange, então estamos prestes a ouvir um clássico.

Nicolay & Kay - Time Line
01. Time:Line
02. Blizzard (feat. Toby Hill of Soulfruit)
03. The Lights (feat. Myth & S1 of Strange Fruit Project & Nicole Hurst)
04. Through The Wind (feat. Stokley Williams of Mint Condition)
05. What We Live
06. I’ve Seen Rivers
07. Tight Eyes (feat. Oh No & The Luv Bugz)
08. As The Wheel Turns
09. The Gunshot (feat. Chip Fu)
10. Grand Theft Auto
11. When You Die
12. Dancing With The Stars (feat. Soulfruit)

Download