quinta-feira, 19 de junho de 2008

RZA: Digi Snacks

Mais um álbum que saiu nos últimos dias. O mentor do Wu-Tang Clan volta à ativa com seu álbum solo, mais uma vez encarnando o alter-ego Bobby Digital. O álbum tem apenas uma participação de um membro do Wu - Inspectah Deck -, além de vários artistas desconhecidos, uns cantores, outros novos emcees. David Banner e a lenda do funk George Clinton são os nomes mais notáveis no álbum. Ao que parece, o racha no grupo é bem sério...

Falando do álbum, em entrevistas recentes RZA disse que o álbum seria para ele se divertir. Confesso que fiquei preocupado com esta definição, e tinha poucas expectativas para o álbum. Mas interpretei a frase de forma errada. A diversão de RZA é produzir e rimar da forma que ele quer, sem precisar agradar aos outros. Portanto, enquanto eu achava que o álbum viria cheio de músicas "fáceis", alegres, para pista, o resultado foi, majoritariamente, oposto.

A atmosfera do álbum é predominantemente sombria, com beats lentos e melodias discretas. RZA mantém o estilo de 8 Diagrams e continua usando instrumentação em vez de samples. E parece que ele vem aperfeiçoando este seu novo estilo. Alguns bons exemplos desta evolução são Good Night, uma faixa sobre relacionamentos, com um instrumental lento e atmosférico; Money Don't Own Me, com caixas pesadas, ótimo refrão e, novamente, um clima mais soturno; Put Your Guns Down traz pra linha de frente uma bateria pesada e marcante, com RZA tocando em uma tema delicado, que é a violência nos bairros; Don't Be Afraid mantém a bateria agressiva, agora mais acelerada e com um sample vocal no refrão, enquanto Love Is Digi Part II volta ao clima soturno e lento do álbum, dessa vez com ótimo refrão. Up Again, com um piano cativante no fundo, teria ótimo potencial radiofônico, não fosse a falta de um refrão e um uso errado de George Clinton, que aparece tímido no final da faixa.Por fim, Drama, um dos singles, é um remake de uma música de GZA, que tem um refrão marcante e beat simples, com toques discretos de piano.

Mesmo tendo surpreendido, o álbum ainda conta com alguns pontos fracos. Straight Up The Block é uma das piores coisas que RZA já lançou: uma voz estranha sobre uma batida sulista produzida por David Banner (!). Além disso, os artistas convidados não funcionam, com pouquíssimas exceções - Thea em Drama e Love Is Digi, Monk em Drama e Crisis em Money Don't Own Me. Coincidência ou não, eles se destacam justamente quando fazem um papel pequeno na música.

Por fim, até que o álbum supera as expectativas. Não é nenhum clássico, mas tem boas faixas, e algumas descartáveis. O importante, aqui, é acompanhar a evolução de RZA nesta nova forma de produção, afinal o cara é um dos grandes gênios da área. Para o próximo disco, participações melhores - se possível, de membros do Wu - e menos tentativas de apelar ao estilo em voga - no caso, o Dirty South - podem fazer Bobby Digital ir ainda mais além.

RZA - Digi Snacks
01: Digi Snacks (feat. Understanding)
02: Long Time Coming (feat. Danny Keyz)
03: You Can't Stop Me Now (feat. Inspectah Deck)
04: Straight Up the Block (feat. David Banner, Beretta 9 & Monk)
05: Booby Trap (feat. Dexter Wiggles)
06: Try Ya Ya Ya (feat. Monk & Thea)
07: Good Night (feat. Reverend William Burke, Thea & Crisis)
08: No Regrets
09: Money Don't Own Me (feat. Monk, Christbearer & Stone Mecca)
10: Creep (feat. Black Knights, Christbearer & Thea)
11: Drama (feat. Monk & Thea)
12: Up Again (feat. Beretta 9, Reverend William Burke, George Clinton & El DeBarge)
13: Put Your Guns Down (feat. Startel)
14: Love is Digi Pt. II (feat. Beretta 9, Crisis & Thea)
15: O Day
16: Don't Be Afraid

Download

Vídeo da faixa You Can't Stop Me Now:

3 comentários:

Anônimo disse...

pow admiro seus comentem..ai ..ma na minha visão desse album..do rza ...é bem parecido com o trampo do wu tang..q saiu a pouco tempo q tbm naum curti ..bases pouco escutaveis sem nenhum...objetivo ..na real muito sem sal....já os vocais desconhecidos naum são de tão ruin ..mais esse album dele conseguei ser pior q o ultimo trampo dele antes desse aki..falo so seu fã rsrs...paece my brother qualker coisa me add no orkut pra trocar ideias e te mostras meus beats ..

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

era um dos poucos albuns do ano que eu realmente esperava


n esperava vim nenhum classico, soh esperava o cd pq curto mt o trabalho do Rizah, e se tem uma coisa q gostei nesse cd foi ele ser sem compromisso como vc flw, um album bem "lazy"

eu gosto desse lance mais "lento" q ele ta trazendo com ele nas suas produçoes de um tempo p ca, um 7 ou 8 pra esse cd

vlw