quinta-feira, 19 de junho de 2008

RZA: Digi Snacks

Mais um álbum que saiu nos últimos dias. O mentor do Wu-Tang Clan volta à ativa com seu álbum solo, mais uma vez encarnando o alter-ego Bobby Digital. O álbum tem apenas uma participação de um membro do Wu - Inspectah Deck -, além de vários artistas desconhecidos, uns cantores, outros novos emcees. David Banner e a lenda do funk George Clinton são os nomes mais notáveis no álbum. Ao que parece, o racha no grupo é bem sério...

Falando do álbum, em entrevistas recentes RZA disse que o álbum seria para ele se divertir. Confesso que fiquei preocupado com esta definição, e tinha poucas expectativas para o álbum. Mas interpretei a frase de forma errada. A diversão de RZA é produzir e rimar da forma que ele quer, sem precisar agradar aos outros. Portanto, enquanto eu achava que o álbum viria cheio de músicas "fáceis", alegres, para pista, o resultado foi, majoritariamente, oposto.

A atmosfera do álbum é predominantemente sombria, com beats lentos e melodias discretas. RZA mantém o estilo de 8 Diagrams e continua usando instrumentação em vez de samples. E parece que ele vem aperfeiçoando este seu novo estilo. Alguns bons exemplos desta evolução são Good Night, uma faixa sobre relacionamentos, com um instrumental lento e atmosférico; Money Don't Own Me, com caixas pesadas, ótimo refrão e, novamente, um clima mais soturno; Put Your Guns Down traz pra linha de frente uma bateria pesada e marcante, com RZA tocando em uma tema delicado, que é a violência nos bairros; Don't Be Afraid mantém a bateria agressiva, agora mais acelerada e com um sample vocal no refrão, enquanto Love Is Digi Part II volta ao clima soturno e lento do álbum, dessa vez com ótimo refrão. Up Again, com um piano cativante no fundo, teria ótimo potencial radiofônico, não fosse a falta de um refrão e um uso errado de George Clinton, que aparece tímido no final da faixa.Por fim, Drama, um dos singles, é um remake de uma música de GZA, que tem um refrão marcante e beat simples, com toques discretos de piano.

Mesmo tendo surpreendido, o álbum ainda conta com alguns pontos fracos. Straight Up The Block é uma das piores coisas que RZA já lançou: uma voz estranha sobre uma batida sulista produzida por David Banner (!). Além disso, os artistas convidados não funcionam, com pouquíssimas exceções - Thea em Drama e Love Is Digi, Monk em Drama e Crisis em Money Don't Own Me. Coincidência ou não, eles se destacam justamente quando fazem um papel pequeno na música.

Por fim, até que o álbum supera as expectativas. Não é nenhum clássico, mas tem boas faixas, e algumas descartáveis. O importante, aqui, é acompanhar a evolução de RZA nesta nova forma de produção, afinal o cara é um dos grandes gênios da área. Para o próximo disco, participações melhores - se possível, de membros do Wu - e menos tentativas de apelar ao estilo em voga - no caso, o Dirty South - podem fazer Bobby Digital ir ainda mais além.

RZA - Digi Snacks
01: Digi Snacks (feat. Understanding)
02: Long Time Coming (feat. Danny Keyz)
03: You Can't Stop Me Now (feat. Inspectah Deck)
04: Straight Up the Block (feat. David Banner, Beretta 9 & Monk)
05: Booby Trap (feat. Dexter Wiggles)
06: Try Ya Ya Ya (feat. Monk & Thea)
07: Good Night (feat. Reverend William Burke, Thea & Crisis)
08: No Regrets
09: Money Don't Own Me (feat. Monk, Christbearer & Stone Mecca)
10: Creep (feat. Black Knights, Christbearer & Thea)
11: Drama (feat. Monk & Thea)
12: Up Again (feat. Beretta 9, Reverend William Burke, George Clinton & El DeBarge)
13: Put Your Guns Down (feat. Startel)
14: Love is Digi Pt. II (feat. Beretta 9, Crisis & Thea)
15: O Day
16: Don't Be Afraid

Download

Vídeo da faixa You Can't Stop Me Now:

4 comentários:

junior_aKA AUDIO LIVRE disse...

pow admiro seus comentem..ai ..ma na minha visão desse album..do rza ...é bem parecido com o trampo do wu tang..q saiu a pouco tempo q tbm naum curti ..bases pouco escutaveis sem nenhum...objetivo ..na real muito sem sal....já os vocais desconhecidos naum são de tão ruin ..mais esse album dele conseguei ser pior q o ultimo trampo dele antes desse aki..falo so seu fã rsrs...paece my brother qualker coisa me add no orkut pra trocar ideias e te mostras meus beats ..

GUIGA disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
GUIGA disse...

era um dos poucos albuns do ano que eu realmente esperava


n esperava vim nenhum classico, soh esperava o cd pq curto mt o trabalho do Rizah, e se tem uma coisa q gostei nesse cd foi ele ser sem compromisso como vc flw, um album bem "lazy"

eu gosto desse lance mais "lento" q ele ta trazendo com ele nas suas produçoes de um tempo p ca, um 7 ou 8 pra esse cd

vlw

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,