quinta-feira, 26 de junho de 2008

Snowgoons: Black Snow

Snowgoons é uma dupla de produtores alemães, formada por Det e DJ Illegal. Black Snow é o segundo álbum deles, e segue a mesma fórmula do primeiro: beats produzidos para vários emcees americanos rimarem em cima. Neste álbum novo, a seleção de emcees foi muito boa, com nomes como Killah Priest, R.A the Rugged Man, Smif-N-Wessun, Ill Bill, Apathy, entre outros, além de alguns desconhecidos prontos para mostrar seu valor.

Com tanta qualidade no microfone, os beats precisariam estar no mesmo nível. Pois Det e Illegal conseguem isso com facilidade. O estilo de produção dos cara lembra bastante o de Stoupe, do Jedi Mind Tricks: samples predominantemente de música clássica - Stoupe também sampleia muita música latina - e refrões com scratches, o que remonta a uma influência mais antiga e lendária: DJ Premier. O legal de ver tantos samples de música clássica é que, de certo modo, os produtores estão valorizando suas raízes, afinal este gênero nasceu na Europa, e não tentando imitar os beatmakers americanos - algo que começa a ser feito também no Brasil, e tem tudo para dar certo, aliás. Além dessa valorização, os Snowgoons completam seu estilo com beats majoritariamente acelerados e bateria pesada, o que traz aquele ar de nostalgia dos anos 90.

Por outro lado, esta predominância nos samples pode dar a sensação de que os beats não diferem muito uns dos outros. Para quem ouve o disco um pouco distraído, esta sensação fica ainda mais forte. Entretanto, basta prestar um pouco de atenção para perceber algumas faixas muito boas: Casualties of War tem um sample vocal sombrio muito bom; Server Justice tem um Killah Priest inspirado, strings cortadas com estilo e refrão cativante; Lost tem um clima mais soturno se comparado às outras faixas, e funciona bem; The Hatred conta com um sample vocal de ópera diferente, o que dá um clima épico à faixa.

Estas foram as faixas que eu gostei, mas cada um vai ter suas favoritas, até porque não há nenhum beat ou rima ruim no álbum, embora também não haja nada muito destacado. Consistência é a palavra chave para Black Snow: beats pesados e originais e emcees com flows agressivos. Quem gosta de Army of the Pharaohs, Jedi Mind Tricks e derivados, vai gostar muito de Snowgoons.

Snowgoons - Black Snow
1. The Curse feat. King Magnetic Charon Don, Sicknature, Reef The Lost Cauze
2. Black Snow feat. ILL Bill, Apathy
3. Casualties of War feat. Smif-N-Wessun, Respect Tha God
4. Who? feat. Outerspace
5. Hold Up feat. R.A. The Rugged Man, Lord Lhus (of Bloodline), Savage Brothers
6. This Is Where The Fun Stops feat. Reef The Lost Cauze
7. Starlight feat. Viro The Virus
8. Knockatomi Plaza feat. Side Effect
9. Pay Attention feat. Decay, Astonish, Scheme (of Molemen)
10. Serve Justice feat. Killah Priest, Rasulallah, Richard Raw (of Lost Children of Babylon)
11. Still Got The Ammo feat. Main Flow, Godilla, El Da Sensei, J. Sands
12. Ride On feat. Defari, Maylay Sparks, Sondro Castro
13. Incite A Riot feat. King Magnetic, Adlib
14. Lost feat. Respect Tha God, Block Mccloud, Doap Nixon
15. Still Waters Run Deep feat. Supastition
16. Raining feat. Brainstorm, EDO.G, Jaysaun (of Special Teamz)
17. Sick Life feat. Sick Jacken, Cynic, Bacardi Riam
18. The Storm feat. Boom Bap Project
19. Avalanche Warning feat. Pace Won, Nervous Wreck, Adlib
20. The Hatred feat. Slaine, Singapore Kane, Lord Lhus (of Bloodline)
21. Helpless feat. Equinox

Download

Vídeo da faixa Who?:


Vídeo da faixa This Is Where The Fun Stops: