terça-feira, 17 de junho de 2008

Savave - PromoTape: Feito Sob Medida

Savave é um grupo de Curitiba, formado por Thiago Pródigo e Nave, seguindo a linha da nova escola brasileira, com uma proposta de letras e beats um pouco diferente da visão tradicional. Já trabalharam com nomes respeitados do undeground nacional, como o grupo paulista Contrafluxo, o rapper Paulo Napoli e o produtor DJ Caíque. Depois de lançarem Vindo de Baixo pra Toca Alto, os caras estão de volta lançando esta promotape, uma prévia para o disco novo do grupo.

Confesso que não conhecia a fundo o trabalho deles, mas fiquei impressionado de cara com a qualidade das faixas. Os beats são muito bem feitos, com clara referência de caras como DJ Premier e 9th Wonder, com samples cortados, bateria pesada e simples. Líricamente, os temas são os mesmos de seus contemporâneos de rap nacional: reflexões sobre a vida, histórias sobre relacionamento e ode ao hip hop. Na primeira categoria, destaca-se Viver É Uma Arte, produzida por Dario, uma coleção de strings muito boas, uma linha de baixo tranqüila, dando o clima ideal para os emcees mandarem seu recado:

"Igual a admirar as cores de Monet, faça dos momentos / grandes e pequenos, sem arrependimentos / tudo deve ser feito na sua plenitude / aquele que não faz história, no final só resume / bate no peito, assume, se houver medo, encara / escreva cada página, esqueça da borracha"

Parte II tem um sample de Wilson Simonal e é uma storyteller sobre relacionamentos, com o emcee descartando voltar para a ex-namorada. Vai Virar Lenda fala sobre os famosos vacilões, sobre um beat que eu só consigo descrever como uma mistura de Premier-9th Wonder, com os samples cortados do primeiro e os vocais sampleados do segundo. Por fim, O Homem Que Sampleava é o maior destaque do álbum, um beat bem suingado e um refrão cativante, com rimas que falam sobre a busca de um produtor por seus samples. Conceito bastante original e criativo.

Enfim, embora seja apenas um EP, é um trabalho bastante consistente e de qualidade. A produção é impecável, os caras têm ótimo gosto para os samples e um flow bem agradável. Definitivamente, um grupo bastante promissor no cenário nacional.

Savave - PromoTape: Feito Sob Medida
1- Ouça Isso (Intro)
2- Deixa Que É Nóiz
3- Soluções e Problemas
4- Viver é uma Arte(prod. por Dario)
5- Parte II
6- Vai Virar Lenda
7- Chave Mestra (prod. por Dario)
8- O Homem Que Sampleava (prod. por DJ Caíque)

Download

PS: Quem quiser comprar a PromoTape, é só entrar em contato com os caras pelo email savavecwb@gmail.com. O custo é de 5 reais, além do envio. Mais informações, acesse o blog do grupo.

Nenhum comentário: