quinta-feira, 19 de junho de 2008

Vast Aire: Dueces Wild

Novo álbum do Vast Aire, antigo membro do Cannibal Ox, um dos grupos mais aclamados recentemente no underground americano. Este é o quarto álbum do cara, conhecido por ter um flow lento e letras extremamente complexas e abstratas. Mesmo assim, ele não conseguiu repetir, com seus álbuns solos, o sucesso do álbum do Cannibal Ox.

Em Dueces Wild, Vast Aire chega o mais perto possível do som futurista que o consagrou no Can Ox. Mesmo sem a ajuda de El-P, os beats mantém aquele clima eletrônico e, por vezes, abstrato. Ainda assim, a produção não chega aos pés da qualidade daquele álbum, embora seja uma injustiça comparar ambos. Mas é inegável a tentativa de recriar aquele clima que fez Vast escrever suas melhores rimas. Até Pete Rock tenta entrar no mundo do emcee ao produzir Mecca and The Ox, a faixa que reúne novamente Vordul Mega e Vast Aire, depois de alguns anos separados.

Por outro lado, Vast soa bastante confortável nestes instrumentais. As rimas complexas e os temas abstratos continuam, recheados de punchlines bem humoradas e certeiras. O flow é o mesmo que chacoalhou o underground americano: lento, carismático e preciso. A voz de Aire é bem marcante, dá para reconhecer na mesma hora de quem se trata.

Os destaques vão para a faixa de abertura, You Know, que exemplifica bem o álbum: versos obscuros, flow lento e beat futurista. When Starz Fall tem um clima arrastado cativante e mostra Aire e seus parceiros de rima trocando versos. Shu tem uma atmosfera sombria e caixas mais graves. A bateria pesada continua em voga em Graveyard Shift, que traz um clima mais épico e complexo.

Enfim, Vast Aire mostra neste álbum novo que se mantém fiel ao estilo que o consagrou, e acerta em cheio. Aire é um emcee bastante "específico", pode soar um pouco fora de lugar em outros tipos de beats, mas é muito bom no seu nicho. Para quem gosta dele e o acompanha desde os tempos de Def Jux, este disco certamente irá agradar.

Vast Aire - Dueces Wild
01. You Know (You Like It) (Produced by Le Parasite)
02. T.V. Land (Produced by Melodious Monk)
03. Take Two (Produced by Melodious Monk)
04. The Dynamic Duo (feat. Geechi Suede) (Produced by Aspect One)
05. Gimme Dat Mic (feat. Copywrite) (Produced by Walter Rocktight)
06. Mecca And The Ox (feat. Vordul Mega) (Produced by Pete Rock)
07. Back 2 Basics (Produced by Melodious Monk)
08. Lunch Room Rap (It's Nothing) (Produced by Oh No)
09. When Starz Fall (feat. Double A.B., Thanos, Swave Sevah & Karniege) (Produced
10. The Crush (Produced by Falside)
11. Shu (The God Of Aire) (Produced by Thanos)
12. Graveyard Shift (feat. Genesis) (Produced by Melodious Monk)
13. The Man Without Fear (Produced by Melodious Monk)

Download

Um comentário:

Daniel Sanchez disse...

Take Two é a minha favoria, a começar pelo uso no beat daquele som que o Homem de 6 milhões de dólares fazia ao realizar alguma peripécia sobre-humana. Segundo pelos punchlines engraçadíssimos cheio de referências a filmes e seriados. Uma das minhas favoritas é: "...You got problems let me know / Shit I got your back like C3PO". Genial!