quinta-feira, 19 de junho de 2008

Immortal Technique: The 3rd World

Depois de cinco anos sem lançar material, Immortal Technique volta com suas rimas ácidas e comentários sociais. The 3rd World é uma mixtape produzida pelo DJ Green Lantern, e serve de aquecimento para o novo álbum do emcee, que deve ser lançado ainda neste ano. Nesta mixtape, o cara conta com participações de nomes como Crooked I, Chino XL, Ras Kass e Psycho Realm.

A primeira coisa a ser notada no álbum é que Immortal Technique volta com tudo. Ele demonstra uma emoção no microfone que é rara entre muitos emcees. Além disso, as letras continuam afiadas e bem escritas. Seguindo o nome do disco, ele baseia várias faixas sob a perspectiva de um habitante do Terceiro Mundo, ou mesmo de um imigrante destes países que vive nos EUA. Entretanto, a produção deixa a desejar. Green Lantern não produz nada abominável, mas raramente consegue trazer algum beat excepcional. A sensação é que ele usa os mesmos drumkits para a bateria, e o uso dos samples é um pouco previsível e simplório. Estas falhas ficam ainda mais vísiveis em comparação ao único produtor de fora, Bronze Nazareth, que provê Technique com um beat com caixas pesadas, cheio de metais e samples vocais, em Payback.

A produção abaixo da média acaba comprometendo um pouco o álbum, mas ainda assim Immortal Technique consegue fazer faixas de qualidade. A faixa de início, Death March, tem um clima sombrio, enquanto IT cospe versos falando de tudo um pouco. Golpe de Estado é uma faixa na qual ele rima em espanhol, junto com outros dois emcees, com um bom sample, meio latino. Interessante notar que Temperamento e Veneno, os outros dois caras, mostram-se muito mais confortáveis rimando na língua materna, e são gratas surpresas. Em Reverse Pimpology, IT fala sobre como saber explorar o sistema e ainda critica a indústria do rap, ajudado por um bom refrão de Mojo. Mistakes é um dos acertos de Green Lantern, um sample diferente, bateria mais agressiva que casa bem com o flow de Technique. Crimes of the Heart tem um clima mais épico, também um pouco mais pesado. Por último, The 3rd World, o primeiro single, resume o que há de melhor no disco: letra afiadíssima sobre o Terceiro Mundo e um sample latino muito bom.

De decepção, apenas Lick Shots, com Crooked I e Chino XL, que não entregam versos no nível a que estamos acostumados. Hollywood Driveby tem um sample muito parecido com o de Peruvian Cocaine, não sei ao certo se é o mesmo. Harlem Renaissance parece um remake pouco inspirado de Harlem Streets, também do último álbum. Talvez este seja o problema: os beats mais fracos acabam tirando um pouco a empolgação natural de Technique, o que resulta em uma faixa "monótona".

No mais, ainda mais por se tratar de uma mixtape, o resultado é satisfatório. Immortal Technique manteve seu estilo e seu compromisso com as letras, embora a produção tenha deixado a desejar. Para o álbum oficial, seria muito bom que IT pudesse recorrer a outros produtores, inclusive alguns com os quais já trabalhou. As letras estão lá; falta o devido acompanhamento sonoro para termos mais um clássico.

Immortal Technique - The 3rd World
01. Death March
02. That's What It Is
03. Golpe De Estado (feat. Temperamento y Veneno)
04. Harlem Renaissance
05. Lick Shot (feat. Crooked I & Chino XL)
06. Apocrypha
07. The 3rd World
08. Hollywood Driveby (feat. PsycoRealm & Sick Symphonies)
09. Reverse Pimpology (feat. Mojo)
10. Open Your Eyes
11. Payback (feat. Diabolic & Ras Kass)
12. Adios Uncle Tom (Skit)
13. Stronghold Grip (feat. Poison Pen & Swave Sevah)
14. Mistakes
15. Parole (Evil Genius Mix)
16. Crimes Of The Heart (feat. Maya Azucena)
17. Apocalypse Remix (Feat. Poison Pen & Swave Sevah) **
18. Watchout Remix Rebel Arms (feat. J.Arch & Da Circle) **

** = As duas últimas faixas estão escondidas na faixa 16.

Download

Um comentário:

Anônimo disse...

é cara, finalmente saiu...

o Tech tá otimo como sempre, o de criticar msm só a produção de uns sons,

p começar a produçao de Lick Shot, ficou horrorosa, parece beat de Dirth South, ficou triste de ruim essa faixa, falar a verdade tb nunca achei nada demais no Chino e o Crokked pouco vi tb... (p mim foi a maior merda do album).
a verdade é q esse Dj Green Lantern nunca foi lá grande coisa, vc resumiu bem no review, ele simplesmente tira a empolgação do IT


mas o trampo do Tech num todo tah mt bom, ele tá com um flow mt pegado, mt "doente", a cada trabalho dele parece q ele fica mais nervoso, gostei mt de "Mistakes", "Payback", "Golpe de Estado" e "Reverse Pimpology"

e essa dupla que faz a participaçao em "Golpe de Estado" é cabulosa, dei uma rodada atras de som deles e nd...

flw cara, baixar o do RZA agora ;)