terça-feira, 1 de setembro de 2009

Jay-Z: Blueprint 3

Ano: 2009
Gravadora: Roc Nation
Produtores: Kanye West (faixas 1,2,4,9,11,12 e 15), No I.D. (1,23,4 e 9), Al Shux (5), The Inkredibles (6), Swizz Beatz (7), Timbaland (8, 10 e 13), The Neptunes (14).
Participações: Luke Steele (1), Rihanna (4), Kanye West (4 e 12), Alicia Keys (5), Young Jeezy (6), Swizz Beatz (7), Drake (8), J. Cole (9), Kid Cudi (11), Pharell (14), Mr. Hudson (15).

Faltando 11 dias para o lançamento oficial, o terceiro volume de Blueprint chegou à internet. O álbum chega com a missão de manter a tradição de Jay-Z em lançar sucessos comerciais, ratificar a relevância do veterano no jogo e, com alguma sorte, oferecer ainda mais argumentos àqueles que o consideram o melhor rapper vivo. Para isso, Hova recrutou uma constelação do mainstream norte-americano: produções de Kanye West, Swizz Beatz, No I.D. e Timbaland, e participações de Rihanna, Alicia Keys e as novas galinhas de ouro Drake e Kid Cudi. A questão que fica é: será que o mais que provável sucesso com o público encontrará ressonância entre os críticos?

Algumas coisas não mudam em Jay-Z: a competência em emplacar hits para rádios, a confiança exacerbada, a levada imaculada, as tiradas que valem pela música inteira e a capacidade de não variar os temas dos quais trata e mesmo assim abordá-los sempre de forma diferente. E "Blueprint 3" não é exceção. Aliás, confirma todas estas características, e ainda mostra um elemento cada vez mais crescente na carreira de Hova: a controvérsia, tão intrínseca aos grandes nomes do rap.

Assim, a esperteza que Jay mostrou ao detectar a crescente insatisfação dos fãs de rap com o autotune e lançar como single a ótima "Death of Autotune" que o faz não ter pudores em apelar para sonoridades e artistas mais comerciais. No fim de tudo, o mesmo instinto "pop" para encher as estações de rádio com faixas como "Run This Town" - em breve tocando em todas as rádios brasileiras - não faz parte da mesma lógica que transformou o autotune em ferramenta obrigatória para se ganhar dinheiro com o rap neste ano? Longe de criticar a postura de Hova. Na verdade, estas pequenas contradições só enriquecem a obra do cara, fomentam a discussão sobre o disco e apontam para novos detalhes que passam despercebidos.

E estes pequenos detalhes são encontrados aos montes neste novo álbum. Jay-Z continua estruturando seu discurso com base na sua posição atual no rap: uma espécie de magnata do gênero, capaz de fazer milhões com uma simples estrofe e de desfrutar estes lucros da maneira mais luxuosa possível. Nada perto do que a maioria dos fãs gostariam de ouvir dele, mas ainda assim verdadeiro e capaz de entreter - basta se despir dos preconceitos e procurar ouvir o álbum sob a ótica do cara.

E se este pequeno esforço é feito, surgem as recompensas. Como sempre, o Sr. Carter mostra um flow sensacional, variando cadência, entonação e pronúncia a seu bel-prazer, às vezes nem respeitando as demandas do beat. Além disso, as punchlines continuam abundantes. Seja a citação ao Brasil em "As Real As It Gets" ("Jay-Z é o equivalente auditivo do braille / é por isso que eles me entendem nas favelas do Brasil") ou o tradicional bragadoccio em "Reminder" ("homens mentem, mulheres mentem, os números não"), Hova mostra inspiração nas letras. "So Ambitious" mostra o agora milionário relembrando os tempos sem esperança de infância; "Off That" traz o quarentão rimando como um jovem de 20 anos ao mesmo tempo em que constata os novos tempos que vivenciamos; "A Star Is Born" recupera a palavra de ordem de que o gueto é onde as lendas nascem, enquanto Jay homenageia vários nomes do mainstream; por fim, "Venus vs Mars" é uma comparação entre Hova e sua amada Beyoncé com base em várias referências pop.

Aliás, é nesta última que emerge uma faceta do rapper. Ao rimar que "Pensei que a mina era a verdade, mas descobri que era uma traidora / nós deveríamos tomar tudo de assalto, mas a peguei ouvindo 'Ether'", Jay se revela um cara maduro o suficiente para lidar com sua condição e até brincar com seus momentos mais delicados na carreira, com sutileza suficiente para não perder a sempre necessária capa da invulnerabilidade que qualquer emcee que se preza ostenta. Ao mesmo tempo, ele acha tempo para debochar dos supostos invejosos que insistem em diminuir os feitos de Hova, com um flow muito próximo da perfeição em "Hate".

Mas nem tudo são flores. A direção claramente comercial das batidas escolhidas naturalmente custaria alguns pontos ao álbum. Algumas faixas construídas claramente para terem como destino as boates do mundo funcionam bem, como "Run This Town" e o bom refrão de Rihanna, a levada frenética de "Off That", a ópera eletrônica de "Reminder" ou a balada oitentista "Young Forever", mas é questionável se a maioria delas resistirá ao teste do tempo. Por outro lado, outras sequer passarão pelo teste individual deste escriba, que consistiu de dez audições completas: neste caso, "On To The Next One", do terrível Swizz Beatz, e "Already Home".

Talvez fosse bom que a produção tivesse um pouco mais do estilo "Death of Autotune" e um pouco menos de projetos de hits. Mas, analisando a trajetória de Jay e sua posição atual, é até compreensível. "Blueprint 3" pode não ser o clássico que muitos esperavam, mas também não é o lixo desprezível que outros muitos podem considerar mesmo sem ouvir o trabalho. E os méritos são todos deste rapper autoconfiante, com suas letras arrogantes e um carisma irresístivel. O último argumento é simples: poucos teriam espaço num blog chamado Boom Bap com um disco que passa longe do bom e velho estilo nova-iorquino.

Jay-Z - Blueprint 3
1. What We Talkin’ About
2. Thank You
3. D.O.A. (Death of Auto-Tune)
4. Run This Town
5. Empire State of Mind
6. Real as It Gets
7. On to the Next One
8. Off That
9. A Star Is Born
10. Venus vs. Mars
11. Already Home
12. Hate
13. Reminder
14. So Ambitious
15. Young Forever

Confira a tradução de "Empire State of Mind" no Rapevolusom
Veja a tradução de "Reminder" no Rapevolusom
Leia a tradução de "Death of Autotune" no Boom Bap

Vídeo da faixa "Death of Autotune":


Vídeo da faixa "Run This Town":

10 comentários:

Anônimo disse...

e apesar de todos os pesares, eu tô gostando do álbum... =]

Unknown disse...

Poderia ter saído algo BEM MELHOR, mas achei um bom album.
Poderia ter melhorado nas participações e algumas produções deixam a desejar.
Nota 6.5/10.
PS: A música com o Drake e a com o Swiiz são pura merda!!
Valeu pela resenha Felipe, soh quero ver a resenha do album colaborativo do NaS com o Damian Marley...
Paz!

Unknown disse...

Swizz*
O 'Only Built 4 Cuban Link... PT II' do Rae vazou hoje também.
.
LINK: http://rs791.rapidshare.com/files/274436054/Raekwon-Only_Built_4_Cuban_Linx_Pt_II-2009-FTD.rar
.
Logo mais a resenha (espero). Rsrs

Anônimo disse...

mano, apesar d ñ gostar do Swizz como produça, achei aquela base legalzinha... eu li que ia ter part do NaS e acabou não tendo... a participação da Alicia Keys na minha opinião valeu todas as outras do cd... a produção do Timbaland foi a maior merda do cd inteiro.

ainda assim, dentro do que eu esperava é um ótimo álbum.

mas claro que minhas expectativas maiores são em cima do "Only...pt II" e do "Survival Skills" =]

abçs, mantenha o bom trabalho no blog!

Unknown disse...

cd muito loko... é clara a opção por encher o cd de hits... mas pelo menos ele fez isso de forma bem trabalhada, sem ficar apelativo;;

mas caralho, como é que o Swizz Beatz consegue sobreviver no mundo do rap... ele consegue destruir toda música que põe a mão;;

parabéns pelo blog mano...

Anônimo disse...

O mais importante de tudo é que a Rihanna é gostosa.

Anônimo disse...

pow, a Rihanna é gostosinha, mas é meio um pouco freak pracalho haushsauhasuha

qt ao Swizz, aquela do DMX q é hit tm ele e eu curto, essa base eu achei legalzinha, mas a participação vocal dele estraga a música, fora isso eu acho q ñ tm nada dele q eu curta...

esperando o Survival Skills vazar hauhsauh

procurem pelo Only Built ...II do Rae q tá maneiro!

Alan Ongaro disse...

"Already Home" é ao lado de "Death of Autotune" a melhor do disco na minha opinião...

Jay arregaça na letra...

Bruna X. disse...

Rapaz, vou confiar em ti. Não vou com a cara do Jay justamente por esse estilo arrogante dele e a capacidade incrível de não mudar de assunto. Mas vamo dar uma conferida! :) abraço de uma leitora que admira muito esse blog.

Anônimo disse...

remont http://vsjstroika.ucoz.ru/ Заходите на http://remont-kvartiri.pp.ua[url=http://remont-kvartirki.pp.ua/]remont-kvartir v Zaporozhyeurl:vsjstroika.ucoz.ru | url:www.vsjstroika.ucoz.ru | site:vsjstroika.ucoz.ru