segunda-feira, 17 de dezembro de 2007

9º: Y Society - Travel At Your Own Pace

Viaje de acordo com a sua própria velocidade. É essa a mensagem principal do álbum de estréia da dupla Insight e Damu, o projeto Y Society. Os dois procuraram, neste álbum, fazer o que muitos artistas do underground americano têm feito: trazer o rap de volta aos anos 90, com beats pesados e samples de jazz. Y Society se destaca de todos esses artistas por, além de cumprir o objetivo com êxito, o fazem de uma forma apaixonada, com uma emoção que transborda a cada bumbo, a cada caixa, a cada sílaba.

Insight, que começou sua carreira como produtor, domina o mic em todas as faixas e tem um estilo bastante parecido com emcees como Guru, Q-Tip e De La Soul, no que tange às letras. Sempre com um conteúdo positivista e pessoal, o emcee se destaca principalmente quando procura analisar criticamente o comportamento humano, o que o leva a pensamentos sobre a sociedade, em geral. "How Many of Us" tem talvez o melhor conceito e letra:

Quantos de nós já assistiram às notícias e perceberam que nós estamos sendo enganados?
Quantos líderes continuaram firmes por uma causa na qual eles acreditavam?
Tinham um objetivo e o alcançaram, ou souberam a hora certa de fugir?
Quantos motoristas viram a polícia e abaixaram a velocidade?
Quantos de nós cresceram com uma turma ou correram atrás dos seus sonhos?
quantos disseram que eles não tinham uma atitude e sabiam o que eles eram?
todos envolvidos em pequenos planos, roubos regulares ou eram viciados?
pegaram dinheiro em casa para fins pessoais?
À noite vestindo camisetas que eram roxas e verdes?
sentiram uma arma no braço no sonho e depois gritaram?
acordaram putos já que a realidade era realmente um sonho?
pegou o copo que estava sujo porque pensou que estava limpo?
percebeu que tinha olhos e um cerebro do mesmo tamanho?
ou trabalhou duro e ainda luta para vencer na vida
veja, nós não precisamos de um juiz, a receita é a mesma
veja que quanto mais nós temos em comum significa que menos nós reclamamos

Insight também rima à própria velocidade. Com um flow bastante versátil, ele consegue "passear" tranqüilamente pelos beats elaborados por Damu. Em "Never Off", o single do álbum, o boom-bap pesado desafia Insight a manter um flow agressivo e, ao mesmo tempo, bastante emocional.

Porém, está na metade musical a grande força do álbum. Damu the Fudgemunk faz um trabalho extremamente consistente: tente achar um único beat "mais ou menos". Você não vai achar. Damu é um produtor meio nerd, um pesquisador inveterado e de extrema habilidade. Assim, ele consegue criar beats reminiscentes de meados dos anos 90, mas que ainda soam como uma atualização. Os beats são mais bem definidos, embora ainda pesados; os samples, bem sacados e os scratches, bem executados. "This is an Introduction" tem um quê de música brasileira no sample principal e cria uma atmosfera de "um dia de verão à tarde". "Never Off" tem um sample eletrônico que casa perfeitamente com a bateria. A bateria, aliás, é sempre pesada e acelerada. Nem a linha de baixo tranqüila de "This Advice" consegue fazer Damu diminuir o ritmo. E, se a mensagem é viajar à própria velocidade, Damu deixa claro que a dele é máxima em "At My Own Pace", um breakbeat alucinado com samples vocais esparsos que obriga Insight a segurar a respiração para acompanhar o beat.

No fim, "Travel At Your Own Pace" é uma incrível viagem de beats classudos e letras positivas homenageando a melhor época do rap. Damu é um produtor bastante promissor e Insight, embora seja ofuscado pelo companheiro, faz um grande trabalho no comando do microfone. Este é daqueles álbuns em que, embora nenhuma música se destaque, nenhuma delas é ruim, o que faz com que você possa ouvir o pouco mais de uma hora de boom-bap clássico sem precisar pular nenhuma faixa.

Y Society - Travel At Your Own Pace
1. Intro
2. This is an Introduction
3. Never Off (On & On)
4. Hole in your pocket
5. This Advice
6. Good Communication
7. Scientist
8. Dizzy
9. How Many of Us?
10. Puzzles
11. What's Next?
12. In Command
13. Setting the Example
14. At my own Pace
15. Peace I'm out the door
16. Never Off (On & On) Insight Remix

Download

Vídeo do produtor Damu criando o beat de "Never Off":

Um comentário:

Unknown disse...

http://sociedaderap.no-ip.biz:8000/

a nossa radio on-line locutor "julio" é isso mesmo euzinho e só entrar no meu msn e deixar recado q eu falo on-line (pooljuceso@hotmail.com) .

naum sabe como ouvir!!!!!????

e só abrir o seu windows media playe, winamp ou equivalente, ir no menu abrir>URL e adicionar o link a baixo http://sociedaderap.no-ip.biz:8000/

prontim vc esta totalmente atualizado!!!!!

sociedade records®

*me amarrei nesse som vou botar lá.