quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Pete Rock: NY's Finest

Vazou hoje o novo álbum do Pete Rock, uma das lendas vivas do rap. Quatro anos depois de lançar Soul Survivor 2, o Soul Brother #1 lança NY's Finest, seguindo o mesmo estilo de seus álbuns solos: beats feitos sob medida para os convidados rimarem. Desta vez, ao contrário do último lançamento, Rock também encontra tempo para rimar. Como mostra o título do disco, este álbum tem alguns nomes bem importantes de Nova Iorque, como Raekwon, Masta Killa, Styles P e Jim Jones. Além deles, nomes como Little Brother, Redman e Lords of the Underground também marcam presença. Vale ressaltar que a capa do álbum é inspirada em um disco de James Brown, chamado Hell(veja a original aqui), seguindo uma tradição de Rock, cujo disco anterior teve a capa inspirada em Tutu, um álbum de Miles Davis.

Ao contrário do último álbum, no qual Pete procurou expandir sua produção, tentando casar os beats com o estilo de cada convidado, em NY's Finest vemos a volta do produtor ao seu estilo, com as tradicionais caixas pesadas, samples de jazz e beats diferente na introdução e no fim de algumas músicas. Um dos poucos momentos em que Rock muda sua abordagem é em Ready Fe War, encharcada de reggae, que mesmo sendo uma boa faixa, acaba soando fora de lugar num álbum com um clima bem diferente do ritmo jamaicano.

Sem dúvida, é quando Pete Rock traz seu estilo único que temos os melhores resultados. We Roll, o primeiro single, tem um beat fenomenal, com samples de sax que fazem lembrar os tempos de T.R.O.Y., mesmo com as participações fracas de Jim Jones e Max B. Comprehend e That's What I Am Talking About são mais puxadas para o jazz, sendo a última bem "relax", com uma ótima participação do cantor Rell. 914 e The Best Secret são faixas um pouco mais old school, beats mais acelerados e pesados. Outros destaques são The PJ's, com a dupla do Wu-Tang, Raekwon e Masta Killa, e um refrão envolvente; e Bring Y'All Back, com o Little Brother.

No geral, este é um álbum bastante sólido, com poucos pontos fracos. Os beats de Pete Rock continuam muito bons, um equilíbrio perfeito entre inovação e tradição. Nas rimas, ele também melhorou bastante em comparação ao Soul Survivor 1, outro álbum em que ele rimou. Talvez a maior falha do álbum tenha sido nas participações. Nomes como Jim Jones, Max B, Styles P e Sheek Louch não parecem ter o nível necessário para lidar com os beats de Rock. Uma boa surpresa foi Papoose, que foi muito bem na sua faixa, enquanto veteranos como Raekwon, Masta Killa, Lords of the Underground e Little Brother contribuíram muito bem. Enfim, um álbum bastante recomendado para os fãs dos beats de Pete Rock saberem em que nível se encontra o trabalho do mestre.

Pete Rock - NY's Finest
01. Pete Intro
02. We Roll (feat Jim Jones & Max B)
03. 'Till I Retire
04. 914 feat (Styles P & Sheek Louch)
05. Questions (feat Royal Flush)
06. Best Believe (feat Redman)
07. Ready Fe War (feat Chip-Fu & Rene)
08. Don't Be Mad
09. Bring Y'all Back (feat Little Brother)
10. The Best Secret (feat Lords Of The Underground)
11. That's What (feat Rell)
12. The PJ's (feat Raekwon & Masta Killa)
13. Made Man
14. Let's Go (feat DJ Doo Wop)
15. Comprehend (feat Papoose)

Download

PS: Abaixo uma entrevista muito boa com o Pete Rock, falando inclusive sobre o novo álbum.

3 comentários:

Walber Browne disse...

E ai mano salve... tô por aqui de novo... mano eu baixei o cd do KRS-One: Adventures In Emceein' mas não consiguir a senha pra desconpactar vc tem ai?

se tiver me passa por favor... salve...

tem um aquivo dentro que fala pra entra num site e tal mas num to conseguindo... no arquivo ".txt" diz isso:

TO GET THE PASSWORD:

1. GO TO THIS SITE: http://login.tracking101.com/ez/arwvaopwowll/

2. ENTER A REAL EMAIL ADDRESS AND CLICK SUBMIT/CONTINUE TO GO TO THE SECOND PAGE.

3. THE PASSWORD IS THE WORD AFTER "current" ON THE SECOND PAGE (DON'T USE CAPITAL LETTERS!!!!)

4. ENJOY



BROUGHT TO YOU BY HTTP://BLUNTSMOKE.BLOGSPOT.COM - THA BLOG IS HOT!!!

Mais to indo nesse site e não tô conseguindo...

Walber Browne disse...

Mano aproveitando que ja tô aqui... eu queria saber um pouco mais sobre o Talib Kweli, ouvir uns sons dele muito massa. vir uma letra dele com o Mos def muito da hora da epoca do Black Star... se vc tiver ai um tempo posta umas coisas sobre ele... discografia, letras, participações video... de ja agradeço... qual quer coisa liga nois ai: walberbrowne@hotmail.com

salve...

Anônimo disse...

pow velhu, num sei se tem alguma coisa a ver, mas a musika "we roll" tbm saiu na tape do dj premier "outside lookin in" .
num sei se os dois trabalharam juntos na base dela (num sei como isso é possível) só q o dj premier num ia colokah numa mixtape dele uma produção que ele num tem nd a veh .

abraço, paz