segunda-feira, 2 de junho de 2008

Da King & I: Contemporary Jeep Music

Já que tá difícil de sair coisa boa atualmente, vamos com clássicos. Da King & I é uma dupla nova-iorquina formada pelo produtor DJ Majesty e pelo emcee MC Izzy, que lançaram apenas um álbum, em 1992, quando a costa leste ainda estava meio perdida entre o afrocentrismo de grupos como De La Soul e o G-Funk da costa oeste. Foi neste cenário que os caras lançaram Contemporary Jeep Music, uma daquelas pérolas escondidas do rap.

O álbum é puramente Nova Iorque em seu som: batidas pesadas, minimalistas e samples de jazz por todos os lugares. Como o próprio nome do disco diz, é música para se ouvir no carro, andando por aí. Entretanto, não pense que os beats de DJ Majesty não tem nada a acrescentar, pelo contrário: são vários samples em cada instrumental, se revezando ao fundo, enquanto a bateria mantém o ritmo. A maioria das faixas é mais uptempo, acelerada. Do lado "rimático" do álbum, MC Izzy também surpreende. Ele tem um flow bastante preciso e voz marcante, o que faz com que o álbum não torne-se monótono, até porque não existem participações. Os temas não variam tanto, predominando o tradicional battle rap, mas ainda há espaço para faixas mais introspectivas, como é o caso de Tears, na qual Izzy fala sobre sua decepção com a ex-namorada.

Outros destaques do disco são Let's Take A Trip, com uma ótima linha de baixo e um uso muito bom de um sample de sax; Flip Da Scrip tem ótimo refrão e um piano frenético; Mr. All That é mais jazzy, reflexiva, ideal para fins de tarde de verão. Voltando para o lado bate-cabeça do disco, Lost My Mind e Krak Da Weazel e sua versão remix, Crack Da Weasel, merecem menção.

Enfim, um álbum muito bom. É surpreendente como não teve quase nenhuma repercussão na época, pois mostra bem o movimento estético que começava a se formar na costa leste e levaria ao ressurgimento do rap nova-iorquino na cena. Batidas pesadas, samples bem usados, flow preciso e rimas elaboradas. Tudo o que um bom disco de rap precisa está aqui. Recomendadíssimo.

Da King & I - Contemporary Jeep Music
1) Intro (Contemporary Jeep Music)
2) Let's Take a Trip
3) Flip da Scrip
4) Interlude 1 (MC A$$h*le)
5) Krak da Weazel
6) Interlude 2 (Amusement Park)
7) Brain 2 U
8) Tears
9) Soul Shack Interlude
10) Ghetto Instinct
11) Mr. All That
12) Interlude 3 (Jazz Skit)
13) This is How We Do
14) Interlude 4 (Izzy Sings da Blues)
15) Lost My Mind
16) Represent
17) Crack da Weasel (Dat Other S***)
18) What's Up Doc

Download

Vídeo da faixa Flip Da Scrip:



Vídeo da faixa Krak Da Weazel:



Vídeo da faixa Tears:

2 comentários:

quaker disse...

bom seria melhor se tivesse um link rapidshare.. vlww

Anônimo disse...

grande album!
Paz