terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Crustified Dibbs: Night of the Bloody Apes

Para quem não sabe, Crustified Dibbs foi o primeiro nome artístico do emcee que hoje conhecemos com R.A. the Rugged Man. Depois de fazer um grande sucesso no underground nova-iorquino no começo da década de 90, R.A. chamou a atenção de várias gravadoras e acabou assinando contrato com a Jive. Porém, seus projetos nunca foram tratados como prioridade pela gravadora, o que contribuiu para o comportamento agressivo dele, o que ocasionou a sua dispensa da Jive.

Night of the Bloody Apes é o álbum que seria lançado pela gravadora, mas acabou sendo descartado e nunca foi vendido. Nele, podemos ver um jovem R.A. bem revoltado e com um flow mais agressivo e acelerado, mas ainda um pouco cru como emcee, se compararmos ao nível em que ele se encontra hoje(para mim, um dos melhores no jogo). Com beats pesados e minimalistas, característica do rap feito naquela época em Nova Iorque, o álbum tem como destaques a hilária "Every Record Label Sucks Dick", uma mensagem agressiva em um beat calmo; "Cunt Renaissance", com a participação de um jovem Biggie Smalls trocando versos com R.A; "You Ain't Never Been Down" e "Bloodshed Hua Hoo", que mostram bem o estilo do R.A. naquela época.

Por ser meio antigo e nunca ter sido lançado, as faixas têm uma qualidade um pouco baixa, mas vale a pena para conhecer o trabalho desse talentoso emcee e acompanhar a sua evolução, e de quebra matar as saudades de Notorious B.I.G.

Crustified Dibbs - Night of the Bloody Apes
01. Toolbox Murderer
02. You Ain't Never Been Down
03. Walking Down The Street With My Nuts
04. Every Record Label Sucks Dick
05. R.A. Meets A.R. (Skit)
06. Hookin With The Hookers
07. Bloody Axe
08. R.A. Classroom (Skit)
09. R.A. Be Down
10. Cunt Rennaissance feat. Biggie Smalls
11. Back To The Rubber Room
12. Bloodshed Hua Hoo
13. Interlude
14. Statchy
15. Bloody Body Parts In Da Fruit Punch
16. Bloodshed Hua Hoo (Nigga Niles Crust)

Download

Vídeo da música "Bloodshed Hua Hoo":










Music Video Codes by VideoCure

3 comentários:

Anônimo disse...

O Notorious B.I.G. branco. O próprio Biggie disse que o cara rimava mais que ele. Se eu não me engano, no Die, Rugged Man, Die tem até uma faixa, não me lembro qual, que tem um trecho de uma declaração dele dizendo que o R.A. era o melhor que ele já tinha ouvido. E olhe que pro cara falar um negócio desse, não era fácil. Infelizmente, o cara teve esses rolos com gravadoras e só conseguiu gravar seu primeiro álbum recentemente, esse aí, se tivesse sido produzido direitinho e lançado na época, teria feito bastante barulho.

Felipe Schmidt disse...

pois é, o biggie disse isso mesmo, mas acho q nao foi no album nao

no album ele conta uma historia do biggie, q ele levou uma mina pro banheiro e acabou quebrando o vaso haha, algo do tipo

mas acho q ele nunca daria certo nessas gravadoras, só ver esse vídeo dele, completamente louco e sem noção, na época isso não era mto valorizado, como ele diz numa faixa do Die, Rugged Man, Die: nessa época ele dizia e fazia coisas que só começaram a ser aceitas em 99...

abraço!

Anônimo disse...

Então, na real nem é uma música, no intro de "A Star Is Born" é tipo um programa de entrevista, aí tem várias declarações a respeito dele. O primeiro fala algo como "R.A. is definitly one of the illest lyricist I've ever heard, that's real". Acho que não aparece no álbum os créditos pela aparição, mas eu achei a voz parecida com a do Biggie Smalls. A declaração em si, também é bem parecida com aquela outra famosa, onde ele diz "I thought I was the illest".
Mas o cara é muito louco mesmo. E isso para os padrões atuais, que dirá no início dos anos 90. Não podia dar certo em gravadoras grandes mesmo.
Abraço.