terça-feira, 8 de janeiro de 2008

Nas: Original Demo Tape

Hoje em dia Nas é um dos emcees mais respeitados no jogo e está prestes a lançar mais um álbum bastante polêmico, chamado Nigger. Esta demo mostra Nas no final dos anos 80, quando ele ainda era um jovem com o sonho de ser um grande emcee. Nota-se que muitos já haviam percebido o seu talento, uma vez que participam da demo nomes como MC Serch e Kool G Rap.

Outra presença interessante, embora não rime, é a de AZ, na primeira faixa, fazendo a apresentação de Nas. Musicalmente, os beats lembram bastante o som do Illmatic, com beats pesados e acelerados, mas ainda com alguns resquícios da Old School, o som vigente na época. Em "Just Another Day in Projects", por exemplo, percebe-se o break de bateria cru com alguns samples por cima; "Life is Like a Dice Game", por sua vez, lembra o som que nortearia o rap nova-iorquino na década seguinte.

Curioso notar também algumas passagens usadas mais tarde por Nas em outras músicas presentes aqui: "Nas Will Prevail" foi o esqueleto para "It Ain't Hard to Tell"; preste atenção em "Just Another Day in Projects" e "I'm a Villain" e você vai reconhecer alguns rimas que mais tarde estariam na clássica "NY State of Mind". O famoso verso de Nas em "Verbal Intercourse", no clássico álbum de Raekwon, Only Built 4 Cuban Linx, pode ser ouvido, com mínima diferença, em "Deja Vu". É importante também destacar as performances de MC Serch, em "Back to the Grill", e Kool G Rap, em "Number One With a Bullet": ambos estavam no auge das carreiras na época

Na época, Nas tinha apenas 16 anos, por isso as mudanças na voz ao longo das músicas. Incrível como um moleque de 16 anos já estava junto com grandes nomes da época e apresentando uma escrita de grande qualidade. Os anos seguintes se encarregaram de confirmar todo o talento do moleque...

Nas - Demo Tape Original
1- Understanding
2- Life is Like a Dice Game
3- Just Another Day in Projects
4- Deja Vu
5- Back to the Grill feat MC Serch
6- Everything is Real
7- I'm a Villain
8- Number One With A Bullet feat Kool G Rap & Whiteboy
9- Nas Will Prevail

Download

3 comentários:

Anônimo disse...

Aí eu sou até meio suspeito pra falar, meu rapper favorito... Mas é só olhar a lista de padrinhos do menino, Large Profesor, Rakim, KRS-One e outros com "um pouquinho" de história no hip hop. Sinal que o cara é bom, né? 16 anos e já rimando igual gente grande.

Felipe Schmidt disse...

é james, nas é foda, nao tem jeito

com 16 anos ja rimava com caras do calibre do Kool G Rap...

sem comentarios rs

Anônimo disse...

Thanks for sharing your thoughts on theathens. Regards

Also visit my webpage - cellulite treatment cream