segunda-feira, 19 de novembro de 2007

Blu & Exile: Below The Heavens (Melhor álbum do ano?)

Essa é uma dupla nova, lançou o primeiro álbum esse ano. Exile é o produtor, relativamente conhecido por também ser DJ da dupla Emanon. Já Blu é uma das maiores, se não a maior, revelações do rap neste ano que está acabando. O cara começou no rap há apenas dois anos e já lançou um álbum sensacional, na minha humilde opinião o grande candidato a melhor álbum do ano, embora alguns pesos pesados como Wu-Tang Clan, Ghostface Killah e Nas ainda estejam para lançar seus trabalhos.

Below the Heavens é um álbum extremamente pessoal. Blu é novo, tem apenas 22 anos, mas fala sobre sua vida como se tivesse uns 40. Além de uma técnica afiada, com toneladas de rimas internas e multi-silábicas em cada verso, o cara fala sobre coisas bem interessantes, e que acabam por fazer o ouvinte se identificar em pelo menos uma. Desde a rotina de trabalho pesado em "Blu Colla Workers" até a tensão por uma paternidade precoce em "Show Me The Good Life", passando pelas dificuldades normais da vida no gueto em "Dancing In The Rain", com o melhor beat do álbum, relacionamentos amorosos em "No Greater Love" e divagações sobre como o tempo passa rápido em "In Remembrance of Me".

Além de tudo, os beats são muito bons, me lembrou um pouco Pete Rock, pelas batidas cheias de classe, mas tem pitadas de Kanye West no sample vocal de "No Greater Love", RZA no boom-bap "Soul Amazin", outro beat que se destaca e, claro, DJ Premier nos vários scratches em vários refrões do álbum. Em linhas gerais, Exile passeia bastante pelo jazz e soul, com samples muito bons e batidas bem pesadas.

Enfim, Below the Heavens desponta como um dos melhores álbuns desse ano, combinando um emcee extremamente talentoso e carismático, como Blu, e um produtor bastante capaz, fazendo um som que lembra os anos dourados da década de 90. Não vacile, baixe que não vai se arrepender.

Blu & Exile - Below The Heavens
1- My World Is...
2- The Narrow Path
3- So(ul) Amazin' (Steel Blazin')
4- Juicen' Dranks
5- In Remembrance of Me
6- Blu Colla Workers
7- Dancing in the Rain
8- First Things First
9- No Greater Love
10- Show Me The Good Life
11- Simply Amazin'
12- Cold Hearted
13- The World Is (Below The Heavens)
14- You Are Now In The Cloud With (The Koochie Monsta)
15- Bonus Track I
16- Bonus Track II
17- Bonus Track III

Download

Para dar uma idéia do som dos caras, segue o clipe de "Soul Amazin":

Nenhum comentário: