terça-feira, 6 de novembro de 2007

R.A. the Rugged Man: Die, Rugged Man, Die!!

Álbum de estréia do R.A., um dos emcees mais subestimados no jogo. O cara já está há anos no jogo, mas sempre foi prejudicado pelas gravadoras com as quais assinava contrato. Um bom tempo na merda e vários singles e participações depois, ele finalmente lançou o álbum dele. Apesar de ser relativamente desconhecido, R.A. apareceu na cena na mesma época que Notorious BIG, Mobb Deep, etc. Inclusive, na faixa-título, ele fala sobre ter arrumado mulheres para a dupla Prodigy e Havoc e ter levado Biggie para um puteiro, onde o falecido rapper, ao transar com uma mulher, acabou quebrando o vaso.

Die, Rugged Man, Die!! mostra o emcee branco bastante irônico, sempre fazendo referências às dificuldades que ele teve com as gravadoras, além de um humor meio que auto-depreciativo: não é raro ouvir ele dizendo que é um lixo branco, ou que só sai com as mulheres mais feias da área, que não a mínima para a própria carreira, ou que não tem dinheiro. Mas, acima de tudo, a escrita de R.A. se sobressai. Dificilmente você vai ouvir o cara abordando assuntos complexos, mas SEMPRE terá um esquema de rima complexo e versos que vão travar a sua língua.

É difícil destacar uma faixa, porque a maioria é muito boa. "A Star is Born" conta as experiencias dele numa gravadora, "On My Block" fala sobre os primeiros dias do hip hop, quando ele não era tão comercial; "Chains" tem a participação de Masta Killa e Killah Priest e um flow insano de R.A.; em "Midnight Thud", R.A. conta sua própria história de vida sobre o melhor beat do cd, com um sample de piano sombrio; além do single do cd, "Lessons", com Sadat X sendo sampleado no refrão e R.A. falando sobre a situação atual do rap.

Um álbum muito bom, boas batidas, mas o flow e as letras de R.A. acabam roubando o show, com boas histórias, punchlines humoradas e às vezes até uma aula de história do rap. Para quem ainda tá em dúvida, basta lembrar que, segundo o próprio Biggie, ele se achava o melhor emcee do mundo...até conhecer R.A. the Rugged Man.

R.A. the Rugged Man - Die, Rugged Man, Die!!
1- Lessons
2- Casanova (Fly Guy)
3- A Star is Born
4- Chains feat Masta Killa & Killah Priest
5- Dumb
6- On The Block
7- How Low
8- Mitch Blood Green
9- Midnight Thud
10- Black and White feat Timbo King
11- Brawl
12- Die, Rugged Man, Die!!
13- Da Girlz, They Luv Me
14- Make Luv (Outro)

Download

Pra ter noção da doideira do cara, segue o vídeo de "Lessons":

5 comentários:

CASÉ disse...

show esse cd!!
adorei a base da CHAINS e gostei tb da lessons.

"at the VIP session they ain't let me in,they say:
- maybe if you had dr.dre or timbaland!
they say:
-a white boy need a black boy to win!"

kkkkkkkkk.... valeu!!

val disse...

mano muito fooooda... uns tempos atras vi esse cd mas nao dei muita importancia muita coisa boa
o q mais gostei no seu blog é q vc conta um pouco da historia do artista

continui assim valeu.

panda disse...

pode crer concordo com o mano val ,o blog é bom d+ igual muitos a diferença é q tem mais informação,ja ta nos favoritos.

Felipe Schmidt disse...

valeu ae val e panda, elogios são sempre bem vindos rs...continuem acessando e se possivel divulguem tbm! qualquer coisa só falar...abraço!

freefun0616 disse...

酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店經紀,
酒店打工經紀,
制服酒店工作,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
專業酒店經紀,
合法酒店經紀,
酒店暑假打工,
酒店寒假打工,
酒店經紀人,
菲梵酒店經紀,
酒店經紀,
禮服酒店上班,
酒店小姐兼職,
便服酒店工作,
酒店打工經紀,
制服酒店經紀,
酒店經紀,

,