sábado, 10 de novembro de 2007

Ras Kass: Soul On Ice

Ras Kass é um emcee da West Coast e considerado um dos melhores letristas. Ele é conhecido pela sua ótima escrita, com músicas que abrangem uma variedade de temas, desde os problemas sociais até a vida de um playa. Ele ficou famoso com a música "Nature of the Threat", em que ele fala sobre história e religião, tentando reconstruir a história da humanidade e as injustiças cometidas até hoje. A música causou tanta controvérsia que o álbum acabou sendo retirado das lojas, e hoje é um artigo raro.

Soul On Ice é um álbum eclético, com beats estilo tanto West quanto East, embora nenhum deles sobressaia. A grande força do álbum é o liricismo agressivo de Ras Kass, com um flow que varia da agressividade para a irreverência constantemente. "Etc." tem um sample do clássico "How Many MCs.." do Black Moon e uma linha de baixo pulsante que dão o espaço perfeito para Ras Kass demonstrar toda sua técnica, com aliterações e metáforas afiadas. "Miami Life" e "Marinatin" têm mais aquele clima West Coast tanto na produção quanto nas letras, enquanto "The Evil That Men Do" e "If/Then" têm um caráter mais político. Mas é "Nature of the Threat" a grande estrela do álbum: uma das letras mais controversas e polêmicas que o rap já viu sendo cuspida ininterruptamente por Ras Kass por quase oito minutos sobre uma batida simples com sinos de igreja ao fundo.

Como já foi dito, esse álbum saiu das lojas, logo é raríssimo de encontrar, até mesmo na internet. Marca a estréia de um dos maiores letristas do rap, que depois desse álbum enfrentou vários problemas com gravadoras e hoje em dia sobrevive de pequenas colaborações com outros artistas. Só nos resta torcer para que ele volte a fazer álbuns como este.

Ras Kass - Soul On Ice
1- On Earth As It Is...
2- Anything Goes
3- Marinatin'
4- Reelishymn
5- Nature of the Threat
6- Etc.
7- Sonset
8- Drama feat Coolio
9- The Evil That Men Do
10- If/Then
11- Miami Life
12- Soul On Ice
13- Ordo Abchao(Order Out of Chaos)

Download