quarta-feira, 28 de novembro de 2007

Ghostface Killah: The Big Doe Rehab

Mais um álbum importante que acabou de vazar. Ghostface Killah está de volta depois do aclamado Fishscale e o More Fish. O cara se envolveu em controvérsias recentemente, reclamou porque a data de lançamento do álbum dele coincidia com a do Wu-Tang, e o RZA acabou adiando por uma semana o lançamento do grupo. Também foi noticiado que Ghost não estava muito disposto a participar do álbum do grupo, e insatisfeito com a direção que o projeto estava tomando. Outra polêmica mais recente foi a sua ausência na faixa que o Wu fez em homenagem ao falecido Ol'Dirty Bastard.

The Big Doe Rehab é um álbum regular, tanto no bom sentido quanto no mau. É bom, porque pouquíssimas faixas desapontam ou fogem do estilo de Ghost. Porém, é mau porque nenhuma faixa se destaca muito das outras, ou seja, o álbum não tem nenhuma música "carro-chefe". No final das contas, é um álbum em que é possível ouvir todas as faixas sem precisar pular nenhuma.

Os beats ficaram em sua maioria por conta da dupla Sean C & LV, que criaram atmosferas basicamente calcadas em samples de Soul e vocais acelerados. No geral, o álbum tem beats muito bons, embora em alguns faixas como "We Celebrate" e "Tony Sigel" destoem um pouco, com o contraditório uso de guitarras, que causou tanta controvérsia na criação do álbum do Wu-Tang.

Liricamente, Ghost mantém seu estilo com jogos de palavras intensos, storytellers e às vezes letras sem muito sentido. O carisma do emcee também aparece, como na divertida "White Linen Affair(Toney Awards)", onde Ghost cita inúmeros artistas numa fictícia premiação ao estilo melhores do ano. Outro ponto forte são as participações, principalmente de seus parceiros de Wu Raekwon, Method Man e U-God.

Os destaques vão para as faixas: "Yolanda's House", com um beat muito bom; "Rec Room Therapy", na qual U-God cospe um dos melhores versos que eu já ouvi dele; "Killa Lipstick", um beat tranqüilo, e "Slow Down", com um ótimo refrao de Chrissete Michelle.

No fim, parece que há um empate técnico entre Ghostface e Wu-Tang. Mesmo com alguns equívocos em alguns beats por parte de RZA, 8 Diagrams ganha força nas faixas em que o produtor acerta a mão. A grande vantagem de Ghost é a presença de poucas faixas "puláveis" no álbum, enquanto 8 Diagrams tem, como já dito na resenha do álbum, vários momentos "inexplicáveis". Na dúvida, baixe os dois.

Para quem já ouviu, qual trabalho ficou melhor: The Big Doe Rehab ou 8 Diagrams?

Ghostface Killah - The Big Doe Rehab
  1. At the Cabana [Skit] feat. Rhythm Roots Allstars
  2. Toney Sigel Aka The Barrel Brothers feat. B. Sigel & Solomon Childs
  3. Yolanda's House feat. Raekwon & Method Man
  4. We Celebrate feat. Kid Capri
  5. Walk Around
  6. Yapp City feat. Trife Da God & Sun God
  7. White Linen Affair (Toney Awards) feat. Shawn Wigs
  8. Supa GFK
  9. Rec-Room Therapy feat. Raekwon & U-God
  10. The Prayer feat. Ox
  11. I'll Die for You
  12. Paisley Darts feat. Raekwon, Sun God, Trife Da God, Method Man & Cappadonna
  13. Shakey Dog Starring Lolita feat. Raekwon
  14. ! feat. Rhythm Roots Allstars
  15. Killa Lipstick feat. Method Man & Masta Killa
  16. Slow Down feat. Chrisette Michele
Download

5 comentários:

Pedro disse...

Animal teu blog, irmão!!
Podia postar de Dabrye ou perfuse 73 hein!
abração

Anônimo disse...

ao primeiro ouvido digamos assim.
o cd do wu-tang não me agradou muito não sei se foi pela sede de ouvir algo q meus ouvidos esperavam ouvir a algun tempo.
ja o album do Ghostface Killah ja me emprecionou +.
só q mudei de ideia depois q vi a resenha q vc postou ,e ouvi faixa a faixa com mais atençao.
meu seu bolog e muito foda ja falei isso e vou repetir toda vez q comentar.
valeuuu...

Felipe Schmidt disse...

É Val, esses dois álbuns são álbuns q tem q se escutar bastante pra formar uma opiniao, demora um pouco pra gente "entender" os trabalhos
no album do wu, tem musicas mto boas como a weak spot, life changes, wolves e the heart...essa ultima tem o som diferente, mas ficou boa tbm...ja no do ghost nao tem nenhuma musica taaao destacada, pelo menos por enquanto pra mim rs
abraço cara, valeu pelos elogios!

Indexsonnora disse...

nossa por que os caras ficam tao inferiores musicalmente quando ficam mais velhos???o old dirty faleceu antes de fica igual a o resto dos caras...o rza se saiu bem na carreira de compositor de trilha sonora...o method acho q manteve um poco do seu estilo...o raekwon tbm...mas o ghost sempre foi meio virado memo...faze o q??wu tang eh wu tang...nao temos nada a faze a nao ser pega o enter the wu tang 36 chambers e viaja..em seguida o forever..

Anônimo disse...

Nao curti muito o album do ghostface achei o album do wu tang bom nao é nenhum 36 chambers mas é mehlor q o iron flag e melhor q o the w.