terça-feira, 6 de novembro de 2007

R.A. the Rugged Man: Die, Rugged Man, Die!!

Álbum de estréia do R.A., um dos emcees mais subestimados no jogo. O cara já está há anos no jogo, mas sempre foi prejudicado pelas gravadoras com as quais assinava contrato. Um bom tempo na merda e vários singles e participações depois, ele finalmente lançou o álbum dele. Apesar de ser relativamente desconhecido, R.A. apareceu na cena na mesma época que Notorious BIG, Mobb Deep, etc. Inclusive, na faixa-título, ele fala sobre ter arrumado mulheres para a dupla Prodigy e Havoc e ter levado Biggie para um puteiro, onde o falecido rapper, ao transar com uma mulher, acabou quebrando o vaso.

Die, Rugged Man, Die!! mostra o emcee branco bastante irônico, sempre fazendo referências às dificuldades que ele teve com as gravadoras, além de um humor meio que auto-depreciativo: não é raro ouvir ele dizendo que é um lixo branco, ou que só sai com as mulheres mais feias da área, que não a mínima para a própria carreira, ou que não tem dinheiro. Mas, acima de tudo, a escrita de R.A. se sobressai. Dificilmente você vai ouvir o cara abordando assuntos complexos, mas SEMPRE terá um esquema de rima complexo e versos que vão travar a sua língua.

É difícil destacar uma faixa, porque a maioria é muito boa. "A Star is Born" conta as experiencias dele numa gravadora, "On My Block" fala sobre os primeiros dias do hip hop, quando ele não era tão comercial; "Chains" tem a participação de Masta Killa e Killah Priest e um flow insano de R.A.; em "Midnight Thud", R.A. conta sua própria história de vida sobre o melhor beat do cd, com um sample de piano sombrio; além do single do cd, "Lessons", com Sadat X sendo sampleado no refrão e R.A. falando sobre a situação atual do rap.

Um álbum muito bom, boas batidas, mas o flow e as letras de R.A. acabam roubando o show, com boas histórias, punchlines humoradas e às vezes até uma aula de história do rap. Para quem ainda tá em dúvida, basta lembrar que, segundo o próprio Biggie, ele se achava o melhor emcee do mundo...até conhecer R.A. the Rugged Man.

R.A. the Rugged Man - Die, Rugged Man, Die!!
1- Lessons
2- Casanova (Fly Guy)
3- A Star is Born
4- Chains feat Masta Killa & Killah Priest
5- Dumb
6- On The Block
7- How Low
8- Mitch Blood Green
9- Midnight Thud
10- Black and White feat Timbo King
11- Brawl
12- Die, Rugged Man, Die!!
13- Da Girlz, They Luv Me
14- Make Luv (Outro)

Download

Pra ter noção da doideira do cara, segue o vídeo de "Lessons":

4 comentários:

CASÉ disse...

show esse cd!!
adorei a base da CHAINS e gostei tb da lessons.

"at the VIP session they ain't let me in,they say:
- maybe if you had dr.dre or timbaland!
they say:
-a white boy need a black boy to win!"

kkkkkkkkk.... valeu!!

Anônimo disse...

mano muito fooooda... uns tempos atras vi esse cd mas nao dei muita importancia muita coisa boa
o q mais gostei no seu blog é q vc conta um pouco da historia do artista

continui assim valeu.

Unknown disse...

pode crer concordo com o mano val ,o blog é bom d+ igual muitos a diferença é q tem mais informação,ja ta nos favoritos.

Felipe Schmidt disse...

valeu ae val e panda, elogios são sempre bem vindos rs...continuem acessando e se possivel divulguem tbm! qualquer coisa só falar...abraço!